domingo, 5 de abril de 2015


Atividade de Metodologia Cientifica 

Ficha sobre o texto: Como as Multinacionais transferem conteúdo para cá, de autoria da professora Telma Rocha. 5 de abril de 2014




O texto apresenta uma realidade sobre as transferências de conhecimento entre as filiais e as matrizes da multinacionais. A justificativa para pesquisa apresentada no texto é a de que esta situação é agora também um recurso a ser explorado e levado em consideração pelas empresas além de fatores que são mais facilmente observados como qualificação do pessoal e custos.
O texto apresenta cinco descobertas,consideradas destaques pela autora, sobre a transferência de conhecimento:
1- Gestores expatriados tem menor importância na transferência de conhecimento no brasil. 2- A idade media das filiais brasileiras é maior que a de outros países e isso pode levar a uma maior adaptação e a liberdade local. 3- Quanto maior a adaptação e a liberdade local, menor é transferência de conhecimento da matriz para a filial. 4- A internet é uma ferramenta poderosa e muito usada no meio corporativo. 5- Equipes de projetos internacionais ainda não são muito comuns nas subsidiarias brasileiras.
Após essas apresentações o texto apresenta os conceitos de administração globa e multi-doméstica. A primeira é mais centralizadora e visa cortar gastos na totalidade do processo a segunda visa uma maior adaptação aos mercados locais. Segundo autores citados no texto a alternância entre estas duas estrategias está ligado ao ramo econômico da empresa.

O estudo também  revelou que quanto maior a integração global da empresa maior será o nível de transferência de conhecimento da empresa e revela que as empresas multinacionais no brasil tem uma alto nível de adaptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário