Atividade 2.2 do curso de E.A.D de metodologia Ciêntifica
Analise e esquematização de texto
Dia 5/4/2015
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bywrr8acW3FEclBiRGVDWWJ3Um8/view?usp=sharing
1) Os dois primeiros parágrafos do texto traçam uma oposição entre o pensamento positivista e o pensamento complexo.
2) O pensamento positivista, por ser exclusivamente centrado em técnicas e pratica, leva a uma fragmentação entre os conhecimentos.
3) Os parágrafos 3, 4 e 5 apresentam o conceito
de pensamento complexo. Este é provisório e dinâmico além de estar
em constante dialogo com outros métodos. Este pensamento seria o que
leva a criação de um cientista que se comunica com diversas áreas.
4) O sexto paragrafo fala sobre a necessidade de
um entendimento básico sobre ciência e tecnologia pelos cidadãos.
5) O sétimo paragrafo fala sobre a necessidade de
aproximar a ciência (ou a comunidade cientifica) da sociedade de
maneira que a primeira não pareça magica ou dogmática.
6) No oitavo paragrafo o autor protesta mais uma
vez contra a concepção pétrea de ciência e método cientifico.
7) No nono e ultimo paragrafo o autor apresenta
uma concepção de ciência que esta em evolução em seus métodos e
resultados. A duvida sobre a própria metodologia seria uma constante
na sistemática cientifica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário