segunda-feira, 4 de maio de 2015

Faculdade Projeção
Disciplina: Leitura e produção de texto
Professora:
Aluno: Thiago da Costa Santos, Matricula 201514135  




A História é a investigação e a narração critica do passado. Memoria é a capacidade de representar impressões passadas. Os argumentos a seguir vão delinear e separar melhor estes conceitos..
A Memória é a capacidade de representar o passado ( ou que é julgado como passado) e também é parte da identidade social individual e coletiva. Ela é formada por vários fatores culturais como as tradições e mitos de uma sociedade. A História usa métodos científicos na sua investigação portanto tenta diminuir ao máximo os fatores imprecisos da na Memória.
Heródoto é tido com o pai da História. Antes de sua obra que conta sobre a invasão persa a Grécia do seculo V antes de Cristo A palavra História é derivada do grego antigo ἱστορία que significa conhecimento  advindo da investigação e a obra de Heródoto foi feita através de suas viagens e investigações. Já existiam crônicas(uma forma de Memória) porem, Heródoto foi o primeiro a problematizar de forma criticas  as suas  pesquisas e sua representação.
A crítica histórica atua também sobre a própria historiografia. Como exemplo disso podemos tomar as diferentes interpretações que vem surgindo sobre um episodio recente da História brasileira recente: O Golpe militar de 1964. Pesquisas recentes dão maior foco ao apoio civil ao golpe inclusive mudando a terminologia para Civil-Militar.

A Memoria é muitas vezes a fornecedora de material para a Historia que depois pode modificar a primeira mas, a História também por vezes cria material para a Memória na forma de grandes personagens, heróis ou acontecimentos que não repercutiram em seu tempo mas que foram trazidos aos holofotes pela narração histórica. História e Memoria se relacionam de forma simbiótica.    

Bibliografia:
MARROSO, GIlmar Montovani.ZANFERRARI M.Sc.Cristina M. As diferentes interpretações da história. Em <http://www.ulbra.br/carazinho/wp-content/uploads/2012/10/as-diferentes-internpretacoes-da-historia.pdf> Acessado em 1de Maio de 2015.
LOPES, Vânia Vieira. Memória, História e História Oral. Em<https://hetec.wordpress.com/anteriores-2/artigos/219-2/> Acessado em 1 de maio de 2015
CALDAS, Pedro Spinola Pereira. Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática. Em <https://revistadeteoria.historia.ufg.br/up/114/o/ARTIGO%201__CALDAS.pdf?1325259082> Acessado em 1 de Maio 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário